Meditação para Acalmar a Mente e o Corpo
Sua cabeça está sempre a mil? Você não consegue se concentrar em nada por pensar ao mesmo tempo em tantas coisas? A meditação para acalmar a mente, pode ser uma ferramenta para te ajudar a organizar seus pensamentos, mandar embora os pensamentos que não te trazem nenhum benefício e te tornar uma pessoa mais eficaz e serena!
Conteúdo
- 1 Como usar a Meditação para Acalmar a Mente
- 2 Formas Chave de Meditação para Acalmar a Mente e Focar
- 3 Meditação guiada
- 4 Meditação Mindfulness ou Atenção Plena
- 5 Meditação com Mantra: Acalme a Mente Através do Poder das Palavras
- 6 Relaxamento Muscular Progressivo: Liberte-se da Tensão e Acalme a Mente
- 7 Visualização Criativa: Transforme seus Sonhos em Realidade
- 8 Encontre a Técnica de Meditação para Acalmar a Mente que Funciona Melhor para Você
- 9 Objetivo Comum da Meditação
- 10 Ondas cerebrais em meditação
- 11 Benefícios Além de Apenas usar a Meditação para Acalmar a Mente e o Corpo
Como usar a Meditação para Acalmar a Mente
A meditação é uma ótima maneira de relaxar, a fim de acalmar sua mente e encontrar um lugar de paz no meio da loucura do dia-a-dia. A meditação pode até ter efeitos psicológicos e físicos benéficos. Não é em vão que essa é uma técnica milenar.
E realmente, a meditação é um grande redutor de estresse que pode acalmá-lo e trazer relaxamento. As técnicas de meditação trazem a calma necessária para te ajudar a dormir melhor, a se concentrar melhor no trabalho e a permanecer calmo durante todo o dia, independente do nível de estresse ao qual você tenha que passar.
Você pode usar a meditação para começar o dia, no meio do dia, no fim do seu dia. Não existe uma regra e cada pessoa vai encontrar o melhor momento, lugar e técnica ideais para si. Técnicas de meditação para acalmar sua mente são fáceis de aprender.
Existem várias técnicas de meditação, mas só você pode definir a ideal para você. Aqui você encontrará algumas dessas técnicas e você poderá testá-las e escolher a que mais se adapta a você.
Formas Chave de Meditação para Acalmar a Mente e Focar
A meditação é uma atividade muito antiga praticada por diferentes religiões e culturas há milênios! Nos últimos anos uma enorme variedade de diferentes técnicas de meditação têm sido desenvolvidas e acumuladas. E você pode encontrar muitos livros e artigos escritos sobre este tópico.
Abaixo você encontrará algumas formas simples de meditação que engloba a maioria das meditações de hoje. Muitos métodos de meditação conhecidos (novos ou antigos), ainda assim, se enquadram em uma dessas formas.
Uma vez eu encontrei um livro de meditação que cobria mais de 100 técnicas de meditação – mas a maioria delas eram apenas variações de nuances das que você encontrará nesse artigo.
Meditação guiada
Se você é novo em meditação, eu recomendo que você comece com meditação guiada – ou seja, alguma forma de orientação externa, seja de uma pessoa ou na forma de um arquivo de áudio pré-gravado, onde alguém está instruindo você.
Isso tornará o processo mais fácil de seguir. Você pode encontrar meditações guiadas em aplicativos para smartphones ou até mesmo no Youtube. Alguns sites especializados em meditação também fornecem meditações guiadas gratuitas.
Meditação Mindfulness ou Atenção Plena
A técnica de meditação mindfulness ou atenção plena é uma das técnicas mais em voga hoje em dia para acalmar a mente. Na meditação consciente, você aumenta sua consciência do momento presente, ela te faz ficar mais atento ao que acontece ao seu redor e dentro do seu corpo.
Você se concentra apenas no que está vivenciando no momento exato da meditação, como a respiração ou a sensação de seus pés tocando o chão e, portanto, evita que seus pensamentos divaguem.
A meditação consciente, ou mindfulness, pode ser realizada praticamente em qualquer lugar e ao mesmo tempo envolver-se em muitas tarefas diferentes, como lavar a louça, enquanto caminha, cozinha e até mesmo enquanto come. É estar presente ali, dedicando total atenção à atividade que você está exercendo mas ao mesmo tempo deixando o pensamento livre.
Porém quando você tem consciência de que seu pensamento vagou para uma outra coisa que seu ponto de foco, você pode observar esse pensamento, perceber sua presença sem julgá-lo e voltar a atenção mais uma vez ao ponto de foco, seja ela sua respiração, seu prato de comida ou o movimento de alternância das suas pernas enquanto você caminha.
Essa meditação é impressionante pois, uma vez que começamos a estar mais presentes, nos damos conta do quanto estamos ligados no piloto automático na vida, que estamos sempre em algum outro lugar não ali no momento presente. E se dar conta disso pode ser revolucionário!
Meditação com Mantra: Acalme a Mente Através do Poder das Palavras
A técnica de meditação com mantra é um ótimo método de meditação calmante. Durante a meditação mantra, você mentalmente (silenciosamente) repete uma palavra tranquilizadora, mantra ou cântico. A repetição do mantra irá substituir todos os pensamentos ocupados e ajudá-lo a afastar o mundo exterior, acalmando assim a sua mente e corpo.
Um mantra é um dos objetos mais comuns usados para meditação – e um dos mais poderosos também. A prática da meditação com mantra é encontrada em muitas das tradições contemplativas do mundo e também na prática da meditação há séculos.
Você pode estar se perguntando: “O que há de tão especial em repetir uma palavra? Por que é considerado uma ferramenta poderosa para meditação? ”.
O som é vibração. E todas as células do seu corpo estão vibrando. Tudo no universo está vibrando e cada um tem seu próprio ritmo. Seus pensamentos e sentimentos são, de fato, vibrações em seu corpo e sua consciência.
Relaxamento Muscular Progressivo: Liberte-se da Tensão e Acalme a Mente
O relaxamento muscular progressivo é uma técnica simples que tem grandes benefícios calmantes. Com o relaxamento muscular progressivo, você tensiona cada músculo do seu corpo e vai relaxando-os progressivamente, começando pelos pés e subindo, ou começando no topo da cabeça e descendo.
Você tensiona cada grupo muscular por cinco ou 10 segundos e depois libera a tensão. Sente-se ou deite-se numa posição confortável e concentre-se na sua respiração enquanto realiza esta meditação calmante.
Esta técnica nos traz para um encontro com nós mesmos e nos faz prestar atenção ao nossso corpo, nossas zonas de tensão. Tendo consciência dessas zonas de tensão fica mais fácil concentrar-se nelas para relaxá-las. Observe. Às vezes passamos dias com uma dor no ombro ou pescoço, e nem percebemos.
Visualização Criativa: Transforme seus Sonhos em Realidade
Usando a técnica da visualização criativa você pode usar o poder da sua imaginação para criar o que você quer em sua vida. A visualização é uma técnica de meditação que pode acalmá-lo e aliviar o estresse.
Com a visualização, se você se concentrar repetidamente em uma ideia e lhe der energia positiva, ela se tornará uma realidade. Você pode fazer isso para melhorar várias áreas da sua vida, incluindo seu trabalho, casa e até saúde. Essa é uma técnica poderosa!
Você pode visualizar uma situação que você busca no momento da conquista, sentir o que você sentirá quando esse momento chegar e vibrar essa energia positiva. Assim, a técnica de visualização pode te motivar a buscar o que você deseja e te dá forças para se movimentar na direção desse objetivo!
Para realizar essa técnica de meditação, tudo o que você precisa fazer é simplesmente focar no que está te incomodando, imagine-se saudável, calmo e livre de estresse, e isso acabará se tornando realidade. Ela pode te ajudar a ser uma pessoa melhor e mais realizada.
Encontre a Técnica de Meditação para Acalmar a Mente que Funciona Melhor para Você
Agora que você já conhece essas técnicas que tal experimentá-las e definir qual delas te faz se sentir melhor? Você pode até mesmo fazer todas elas, de acordo com o que você sente no dia.
Não existe uma regra fixa para se praticar a meditação. Ela não pode ser vista como uma obrigação!
A meditação é para te ajudar a relaxar e enfrentar os problemas diários de forma mais leve e tranquila. Ela não pode ser vista como mais um peso para você carregar.
Objetivo Comum da Meditação
Embora possa haver muitas escolas de pensamentos sobre como meditar exatamente, o objetivo subjacente básico é o mesmo – elevar sua consciência ou “vibrações” energéticas.
Ondas cerebrais em meditação
A maioria das pessoas usa a meditação para atingir a frequência de ondas cerebrais Alpha – onde ocorre o relaxamento profundo. Ele também pode ser usado para acessar as outras freqüências de ondas cerebrais, especialmente com o auxílio da música meditativa.
Existem cinco tipos diferentes de ondas cerebrais: – Gama, Beta, Alpha, Theta e Delta. Note que o nosso cérebro exibe cada tipo de onda a cada vez, apenas um tipo de onda tende a dominar um certo nível de consciência.
Ondas Cerebrais Beta, Alfa, Teta e Delta
- Beta (38-15 Hz): Este é o nosso estado consciente e normal e a frequência normal em que operamos. É caracterizada pelo pensamento lógico, analítico, “racional” e alerta mental.
- Alfa (14-8 Hz): O estado alfa é o estado de ligação onde a mente consciente encontra a mente subconsciente (entre Beta e Theta) e a porta de entrada para níveis mais profundos de consciência. É um estado muito tranquilo e sereno – entramos nessa frequência quando estamos sonhando acordados e relaxados.
Aqui, recuperamos informações de nosso subconsciente e experimentamos orientação intuitiva, idéias criativas e até mesmo epifanias. A meditação fornece inspiração – através do estado alfa. Muitas pessoas famosas, como Albert Einstein e Thomas Edison, usaram o estado Alfa para ganhar clareza e obter soluções perspicazes para problemas que não poderiam resolver em seu estado consciente.
- Teta (7-4 Hz): Nós mudamos para essa frequência quando entramos no sono REM. Esse é o estado de sono profundo. Neste estado, nossa mente subconsciente é dominante e entramos em um estado de transe. Este é um estado muito expansivo de meditação – podemos sentir nossa mente expandindo além dos limites físicos – incluindo nosso corpo. Para alcançar essa frequência é necessário muito treino!
- Ondas cerebrais Delta (3-0,5 Hz): A mais lenta das freqüências de ondas cerebrais, o delta ocorre quando estamos em sono extremamente profundo. Estamos completamente inconscientes neste estado. Neste estado, nossa cura física é acelerada devido ao gatilho do hormônio do crescimento humano.
Benefícios Além de Apenas usar a Meditação para Acalmar a Mente e o Corpo
A meditação também pode nos ajudar a entender nossa própria mente. Podemos aprender a transformar nossa mente de negativa para positiva, de perturbada para pacífica, de infeliz para feliz. Superar mentes negativas e cultivar pensamentos construtivos é o propósito das meditações transformadoras.
Esta é uma prática espiritual profunda que você pode desfrutar durante todo o dia, não apenas enquanto está sentado em meditação. E você vai avançando sua maneira de pensar de acordo com que você melhora sua técnica de meditação.
É com treinamento que chegamos à excelência em tudo na nossa vida! Na meditação é a mesma coisa! Invista um tempo nessa prática e você colherá frutos em todos os âmbitos na sua vida!
0 Comentários