Meditação para Ansiedade: Como essa Prática pode te Ajudar

Meditação para Ansiedade: Como essa Prática pode te Ajudar

No século 21, com essa vida corrida que levamos, a meditação está ressurgindo como uma ferramenta prática para lidar com a vida e nutrir o crescimento pessoal. De fato, tornou-se muito comum o uso de técnicas de meditação para aliviar o estresse e a ansiedade.

Os benefícios da meditação para a ansiedade e o estresse incluem reduzir o desconforto físico que vem com a ansiedade (palpitação, sudorese, reação de luta ou fuga…) e colocar as coisas em perspectiva (como se você visse seus problemas de fora, como expectador) para tomar melhores decisões e lidar com situações difíceis.

Cada indivíduo tem diferentes razões para meditar, desde aliviar o estresse no trabalho e reduzir a ansiedade de todos os tipos e minimizar a dor física até melhorar os relacionamentos e determinar a direção da vida. 

Meditação para Acalmar o Caos na sua Cabeça

O caos exige nossa atenção. É como uma criança malcriada, com ciúmes da nossa paz. O caos fará tudo o que estiver ao seu alcance para te sugar e manter seu nível de estresse alto e que te leva a ficar ansioso. Com a meditação, você pode usar a quietude da sua mente para cercar e dominar o caos.

A meditação é como se fosse a “super nanny” da ansiedade. Ela vai te ajudar a domar o caos e te dá ferramentas para manter em paz sua cabeça, organizando seus pensamentos e te ajudando a resolver um problema de cada vez ao invés de se afundar na lama com todos eles e se deixar dominar.

Meditação para Acalmar a Raiva

A raiva é uma forma difícil de ansiedade. Muitas vezes somos consumidos pelo estresse e a angústia que a acompanham. A meditação provém da quietude, permite que você se afaste do ambiente habitualmente estressante da raiva, e de lá você pode examinar a emoção com honestidade e segurança. Quando você medita para alívio da ansiedade, sua consciência é mais forte que sua raiva.

Meditação para Deixar de ser Dramático

Parece bobo, e até infantil, mas tem muitas pessoas que se sentem confortáveis fazendo drama. Pode observar. Temos o péssimo hábito de reunir sentimentos e situações dramáticas, agarrando-os a nós como se fossem bens valiosos.

Sentimos que temos direito à propriedade dessa ansiedade e acreditamos que devemos nos apegar a ela para nos mantermos emocionalmente seguros. É preciso um pouco de coragem, mas a meditação pode nos ajudar a ver e nutrir nossa força interna, para que possamos nos separar do drama e aliviar a ansiedade.

Meditação para Melhorar sua Saúde

Estamos aprendendo mais a cada dia sobre a conexão entre a mente e o corpo. A meditação pode usar o poder da mente para fazer mudanças saudáveis no corpo. Um dos primeiros benefícios da meditação é o relaxamento e o conforto.

Isso pode ser medido por meios médicos tradicionais, incluindo pressão arterial, frequência cardíaca e uma diminuição dos sintomas relacionados à ansiedade, como dores de cabeça e tensão muscular. A meditação pode te ajudar a melhorar e até curar problemas de ordem física.

Meditação para Respeitar o Ritmo Natural da Vida

Podemos ficar ansiosos por querermos que a vida passe mais devagar ou mais rápido. Queremos que a vida corra contra seu fluxo natural.

Quanto mais nós pressionamos, mais difícil a vida parece e quanto maior nossa ansiedade mais complicado vai ficando para lidarmos com questão na nossa vida, por mais simples que elas sejam.

É melhor deixar ir e deixar as coisas acontecerem naturalmente. A meditação traz alívio pra ansiedade, simplesmente concentrando-se nos objetivos e permitindo que eles se desenvolvam.

Meditação para dar Valor às Coisas Simples da Vida

Quanto menos você tem na vida, com menos você precisa se preocupar. No entanto, conseguir uma vida simples pode ser mais fácil dizer do que fazer. A meditação ajuda a internalizar os benefícios da simplicidade na vida e, portanto, torna possível não apenas desejar simplicidade, mas torná-la real.

Um resultado imediato de tomar a decisão de se concentrar na simplicidade é o alívio da ansiedade, porque você instantaneamente tem menos problemas a resolver.

O que é realmente importante na sua vida? E o que afasta sua paz. Faça esse exercício começando pelas pequenas coisas da vida.

Você precisa mesmo ter todos esses sapatos, todas essas camisas? Isso te faz feliz de verdade? Reflita… O minimalismo não se tornou uma moda por acaso…

Meditação para Desapegar, deixar ir….

A ansiedade aumenta à medida que lutamos contra os pensamentos que nos perseguem. Quanto mais pensamos, maior a ansiedade. Especialmente se os pensamentos são negativos ou temerosos, pode ser difícil deixá-los ir.

E quanto mais você repete esses pensamentos ruins na sua cabeça, mas eles grudam ali, não é verdade? O truque é escolher outra coisa como o foco de sua atenção e imaginar que seus pensamentos ansiosos são leves e arejados. Reconheça-os como se fosse uma leve brisa noturna, depois deixe a brisa soprar.

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *