Mindfulness: O que é, para que serve e quais Benefícios?
Você deveria limpar sua mente ou se concentrar em apenas uma coisa? Aqui está a definição consciente de Mindfulness.
Conteúdo
O que é Mindfulness? Como ter paz mesmo com a agitação da vida
Mindfulness é uma palavra bastante direta. Isso sugere que a mente está atenta ao que está acontecendo, ao que você está fazendo, ao espaço que te rodeia. Isso pode até parecer simples, exceto pelo fato irritante de que estamos sempre desviando nossa atenção de onde nosso foco deveria estar.
Nossa mente foge, perdemos contato com nosso corpo e, quando menos nos damos conta, estamos repassando obsessivamente na nossa cabeça um fato que acabou de nos acontecer ou nos preocupando com alguma a reunião chata que temos que participar amanhã.
É como se estivéssemos vivendo no piloto automático, passando pela vida sem nem saber o que está acontecendo. E viver no passado ou no futuro nos deixa ansiosos.
A atenção plena é a capacidade humana básica (sim é uma capacidade inata bem aí dentro de você!
De estar totalmente presente, no momento em que estamos vivendo, cientes de onde estamos e do que estamos fazendo. E não excessivamente reativo ou sobrecarregado com o que está acontecendo ao nosso redor (o que só nos traz mais ansiedade).
Como é a prática do Mindfulness
A prática do mindfulness ou atenção plena não poderia ser mais simples: procure um lugar tranquilo, preste atenção à sua respiração e, quando sua atenção se desviar, retorne o foco à sua respiração, tranquilamente.
Ao seguir estes passos simples, você pode se conhecer de perto e pessoalmente. Você terá mais consciência de como você reage aos acontecimentos da sua vida. E tendo consciência fica mais fácil controlar como nos sentimos.
Desde que o mundo é mundo, as pessoas usaram técnicas de mindfulness para construir consciência do momento presente com aceitação calma, sem julgamentos, para lidar com as facetas estressantes da vida, presente e consciente do que acontece ao nosso redor. Os professores budistas metodicamente codificaram o estar presente ao que nos acontece como uma prática de meditação.
Você não precisa meditar para praticar atenção plena
Importante, nem toda atenção plena é meditação. E você nem sempre tem que meditar para praticar a atenção plena. Você também pode praticar a atenção plena sem meditar.
Você pode ter atenção plena na hora de comer, prestando atenção na textura, nos sabores se misturando na sua boca, nas cores, no modo como você mastiga, na comida descendo pela garganta.
É possível ter atenção plena equanto caminha, sentindo o chão embaixo dos seus pés, no movimento alternado das suas pernas, dos seus braços, se o chão está molhado ou seco, os barulhos ao seu redor, o movimento dos seus braços.
E até mesmo quando você ouve uma história atentamente, observe, na maioria do tempo quando falamos com alguém apenas balançamos a cabeça e quando nos damos conta nem sabemos do que a pessoa está falando.
E ter atenção plena é isso! Estar presente de verdade em qualquer atividade que você se proponha a fazer. Perceber e ter consciencia de quando você se distrai e voltar a atenção de volta pro seu foco no momento.
Manter a atenção plena, requer prática
Tudo isso parece bem confuso, não é verdade? Como nosso primeiro contato com tudo na nossa vida. Lembra quando você pegou um lápis para escrever seu nome pela primeira vez? Parecia uma missão impossível! Mas hoje escrever nosso nome virou a coisa mais simples que existe!
Com a meditação não é diferente. Ela não é uma prática que se aprende em 2 dias, precisamos de tempo pra que ela se torne um hábito presente em nossas vidas.
Pode perceber, temos pensamentos ansiosos o dia todo e esses pensamentos podem nos sobrecarregar, tornando difícil tomar decisões e agir para lidar com qualquer problema que nos incomode. Muitas pessoas até experimentam uma sensação de bloqueio/congelamento frente a uma situação em que estão tão grande é a ansiedade.
A ansiedade também pode levar ao excesso de pensamento, o que nos deixa mais ansiosos, o que leva a um excesso de pensamento, e assim por diante.
Como você pode sair desse ciclo vicioso? E ter uma vida mais tranquila mesmo no meio do turbilhão que é a vida moderna? Reprimir pensamentos ansiosos não funcionará – eles apenas aparecerão de novo, às vezes com mais intensidade. Mas existem técnicas eficazes que você pode usar da redução do stress Baseada no Mindfulness.
Mindfulness e a autopercepção
Não podemos evitar situações estressantes nas nossas vidas, elas sempre acontecerão, fato! Sobre isso não temos controle! Mas podemos mudar a nossa forma de encarar esses momentos.
E a técnica da atenção plena pode te ajudar muito pois ela aumenta sua percepção de quais situações ativam seu stress e o porquê disso acontecer. E muitas pessoas passam pela vida sem nem saber como e porque isso acontece.
Mas ainda dá tempo! Estar consciente de tudo que nos acontece e aprender a lidar de forma mais leve com os desafios do dia-a-dia pode nos ajudar e mudar nossa forma de encarar o estresse.
Estar presente com atenção plena no que fazemos, no que sentimos, pode mudar profundamente nossa relação com as pessoas ao nosso redor e principalmente com nós mesmos.
8 Benefícios que o Mindfulness pode trazer para você
“Se você realmente quer mudar sua vida, você deve primeiro mudar sua mente”
É fato – o mundo está uma loucura!
Você dobra a roupa, presta atenção ao que as crianças estão fazendo e ao mesmo tempo tenta ver as notícias na televisão e fala com a amiga no telefone. Você planeja seu dia enquanto ouve rádio, indo para o trabalho.
Mas, na pressa de realizar as tarefas necessárias, você pode perder sua conexão com o momento presente, perder o que está fazendo e como está se sentindo fazendo aquilo.
E no fim do dia você tem a impressão de que não fez nada de importante mas, mesmo assim, se sente super cansado. Você se sente perdido no meio de tantas informações e obrigações e não consegue se concentrar em nada porque já pensa no que tem pra fazer logo depois.
O mindfulness ou atenção plena é a prática de focalizar sua atenção propositadamente no momento presente – e aceitá-la sem julgamento. A atenção plena já é uma técnica com eficácia comprovada cientificamente e foi encontrada como um elemento-chave na redução do estresse e melhora na qualidade de vida em vários estudos!
Agora vou te mostrar 8 benefícios (comprovados cientificamente) que a meditação mindfulness pode te oferecer:
1- Diminuição do estresse
Você sabia que a atenção plena é considerada um elemento-chave para combater o estresse? Inúmeros estudos científicos têm comprovado isso!
O mindfulness pode nos ajudar na diminuição do estresse por vários mecanismos. Um estudo sobre a percepção do momento presente descobriu que o mindfulness facilita uma resposta adaptativa aos estressores diários.
Outros estudos evidenciaram que a atenção plena produzia menos esquiva e mais abordagem de enfrentamento como resposta ao estresse do que os controles de relaxamento ou autoafirmação, ou seja, as pessoas tinham mais capacidade de responder e tentar resolver ao que gerava o estresse em vez de tentar fugir do que os levava a ficar estressadas.
O mindfulness também pode ajudar a aliviar o estresse melhorando a regulação emocional, levando a um melhor humor e melhor capacidade de lidar com o estresse.
Pessoas em diversas condições como a síndrome das pernas inquietas, veteranos de guerra com depressão e estresse pós traumático, policiais e até pais de primeira viagem têm sido beneficados pela meditação mindfulness.
2- Melhor capacidade de lidar com doenças
Provavelmente um dos grupos mais estudados em termos de impactos da atenção plena seja pacientes com câncer e outros que estejam sofrendo de doenças crônicas ou potencialmente terminais. A atenção plena pode não eliminar os sintomas, mas pode ajudar a torná-los mais fáceis de administrar a situação e ficar mais em paz.
Estudos têm revelado, em grupos de pacientes com câncer, que a atenção plena pode reduzir os sintomas de estresse, aumentar a espiritualidade e a não-reatividade, facilitar o crescimento pós-traumático e aumentar o vigor ao aliviar a fadiga.
3- Diminuir sintomas depressivos
Mindfulness tem sido considerado um tratamento suplementar eficaz para a depressão. Descobriu-se que ele diminui os sintomas depressivos, a ansiedade e o estresse em estudantes universitários, além de aumentar a autocompaixão quando comparado apenas com a ioga.
Uma das maneiras pelas quais a atenção plena pode ajudar a tratar a depressão é aumentando a capacidade das pessoas de regular suas emoções. A atenção plena fornece as ferramentas necessárias para se afastar de emoções negativas intensas, identificá-las e aceitá-las em vez de combatê-las.
Isso permite que os pensadores conscientes regulem melhor suas emoções, levando a um melhor enfrentamento e controle da depressão.
4- Melhora da saúde em geral
Além dos muitos benefícios para a saúde mental da atenção plena, também pode melhorar sua saúde física em geral.
Estudos têm demosntrado que o mindfulness pode influenciar indiretamente os comportamentos mais saudáveis, como fazer check-ups regulares, ser fisicamente ativo, usar cintos de segurança e evitar nicotina e álcool.
Outro estudo sobre mindfulness e saúde mostrou que mindfulness está relacionado à melhora da saúde cardiovascular através de uma menor incidência de tabagismo, mais atividade física e um índice de massa corporal mais saudável.
5- Redução do estresse relacionado ao trabalho
Um dos benefícios mais comuns da prática da atenção plena no local de trabalho é a diminuição do estresse. Pessoas que praticam meditação têm uma diminuição do estresse, ansiedade, depressão, fadiga e afeto negativo, enquanto essas pessoas também experimentavam maior satisfação no trabalho.
Outro estudo sobre mindfulness para funcionários do setor público mostrou que esse grupo também foi capaz de se beneficiar dos efeitos de mindfulness na saúde mental. Esses funcionários relataram menos estresse, reduziram o sofrimento psicológico e melhoraram o funcionamento social e a qualidade de vida.
6- Melhora no sono
Sim! A meditação mindfulness pode te ajudar a dormir melhor. De fato, pesquisas com adultos diagnosticados com distúrbios do sono revelaram que a prática resultou em melhora significativa na qualidade do sono. E inevitavelmente, quem dorme bem tem uma qualidade de vida muito melhor!
7- Melhora a atenção
Estudos têm demonstrado que mesmo um curto período de tempo de meditação mindfulness pode levar a uma maior capacidade de manter a atenção.
Outros benefícios observados com o treinamento de meditação incluíram melhora na memória de trabalho, funcionamento executivo, processamento visuo-espacial, reduções de ansiedade e fadiga e aumento da atenção plena.
8- Aumento da massa cinzenta no cérebro
Juntamente com os benefícios bem documentados da meditação mindfulness, outra descoberta surpreendente da prática da atenção plena é que ela parece aumentar a massa cinzenta no cérebro.
Um estudo longitudinal controlado investigou as alterações pré e pós-meditação na substância cinzenta. Os pesquisadores descobriram que o aumento na concentração de substância cinzenta ocorria no hipocampo esquerdo, no córtex cingulado posterior, na junção temporo-parietal e no cerebelo.
Estas são as regiões envolvidas nos processos de memória e aprendizagem, regulação da emoção, processamento auto-referencial e tomada de perspectiva.
A meditação pode ser uma ferramenta super eficiente na melhora de sintomas relacionados à depressão, ansiedade, pode melhorar seu desempenho no trabalho e ainda pode melhorar o funcionamento do seu cérebro! Acho que te dei argumentos eficientes para começar essa prática agora mesmo!
0 Comentários