O que pensar na meditação? O segredo revelado
Você vai meditar, se senta em uma postura de pernas cruzadas, começa a se concentrar em sua respiração, e imediatamente, vem a pergunta: “E agora, o que eu devo fazer com todos esses pensamentos?”…“O que pensar na meditação?”.
Calma! Você não está sozinho!
Conteúdo
Socorro! Os Pensamentos não param! O que pensar durante a meditação?
A maioria de nós, corre o dia todo e deixamos nossa mente voar de um tópico para outro sem nem nos darmos conta. E, de repente, do nada, você se senta e se diz: “Agora é o momento de fazer minha cabeça calar”. E geralmente você pecebe que mesmo sentado em posição meditativa não é isso que acontece. A mente não cala e os pensamento continuam lá corendo em todas as direções como crianças em um parque de diversões.
Nossas mentes são turbulentas e quanto mais lutamos contra ela, mais difícil a meditação se torna.
Quando você começa uma prática de meditação, você está agitado, em movimento. Em uma tentativa de forçar-se ao silêncio, você pode tentar lutar com a mente e os pensamentos que estão girando em torno dela. A experiência pode deixar você se sentindo frustrado, pois o silêncio parece um objetivo inatingível.
Tentar aquietar sua mente para meditação pode ser como tentar lutar contra as ondas batendo na praia. A natureza da sua mente é produzir pensamento. Como o oceano, tem seu próprio ritmo e fluxo. E esse ritmo e fluxo devem ser respeitados, não temidos ou combatidos.
Na meditação, é inútil ficar chateado e frustrado quando a mente persiste em vagar por aí. Ela está simplesmente fazendo o seu trabalho. Uma vez que você para de lutar contra ela e permite que ela flua naturalmente, você pode começar a entrar nas profundezas do seu eu interior além do caos.
Por milhares de anos e através de inúmeras culturas, os seres humanos ao redor do mundo têm meditado. Então, se você é novo em meditação, ou se pratica há algum tempo, sempre há coisas novas e fascinantes a descobrir sobre essa prática milenar.
Mas, se os pensamentos nunca param. O que pensar na Meditação?
Então, como a meditação realmente funciona e como você deve fazer isso? Continue lendo para descobrir alguns segredos surpreendentes sobre meditação…
Sua mente se acalmará
Ao contrário de tentar ativamente aquietar sua mente, quando você medita, sua mente se aquietará – tudo por conta própria. Se você está seguindo sua respiração ou cantando um mantra, você eventualmente começará apenas a estar presente, para “apenas ser”.
Se você tentar domar seus pensamentos, eles simplesmente se multiplicarão. Quando você percebe um pôr do sol ou olha para as estrelas, todos os seus pensamentos parecem desaparecer à medida que você se torna mais presente para o momento. E é assim que a sua mente se cala quando você medita, tornando-se mais presente.
Não precisa demorar mais do que alguns minutos
Não há regras rígidas que sua sessão de meditação deva levar 30 minutos. Quem disse que você não pode estar presente e meditar quando você tem alguns momentos livres para si mesmo? Você pode incorporar a meditação em sua vida diária de qualquer maneira que funcione para você. Defina seu tempo ideal de meditação.
É tão simples quanto observar sua respiração
Enquanto a meditação pode parecer misteriosa e obscura para alguém que nunca tentou antes, na verdade não poderia ser mais simples. Na meditação Zen, você simplesmente observa sua própria respiração.
Você senta em silêncio e continua acompanhando e observando sua respiração, enquanto entra e sai. Dentro e fora. E é basicamente isso. Fácil, certo? Entretanto, sua mente vagará, e você terá que retornar sua consciência de volta à sua respiração. Simples, mas não é fácil.
Perceba como você reage quando sua mente vagueia
Para a maioria dos iniciantes, quando você começa a meditar, percebe que sua mente vagueia. Antes que você perceba, você estava pensado sobre o que comer no jantar nos últimos momentos sem nem perceber. Se você ficar frustrado quando isso acontecer, você criará mais sofrimento.
Em vez disso, é importante devolver suavemente sua atenção de volta à sua âncora (sua respiração), com a mais calorosa compaixão que você pode dar a si mesmo. Isso faz parte do processo de meditação.
Qualquer um pode meditar
Ao contrário da crença popular, não há restrições de idade na meditação. Se você tem 90 anos, ou se sua filha de 5 anos quer tentar, vá em frente! Existem muito poucas limitações sobre quem pode meditar. Não há discriminação! Mesmo que você não se considere religioso ou “espiritual”, muitas pessoas que não se consideram espirituais meditam apenas pelos benefícios à saúde.
Resumindo, o segredo sobre o que pensar durante a meditação não existe. Então, o que você deve é evitar lutar contra os pensamentos que vão e vêm e apenas abservá-los, sem criticar. E voltar ao seu foco durante esse momento que pode ser sua respiração ou um mantra. Lutar contra pensametos só vai fazer você pensar cada vez mais neles!
0 Comentários