Posições de meditação: as 6 melhores para começar
Você se senta para meditar e sempre se pergunta se está fazendo certo? Mas, qual das posições de meditação adotar? Aprenda tudo sobre a postura universal de meditação aqui.
Há (sem exagerar) um milhão de formas de meditação no mundo, mas todas elas têm vários pontos em comum, técnicas muito parecidas. Por quê? Porque existem alguns elementos básicos da postura de meditação que são empregados em todo o mundo para acalmar a mente e alinhar o corpo.
Existe um ponto em comum entre todas essas posições. A coluna deve sempre estar alongada. A posição das pernas é que vai variar nessas 6 posições ideais para meditar. Entretanto, experimentando você encontrará a ideal para você. Aqui você encontrará as posições mais comuns em ordem de dificuldade. Da mais difícil à mais fácil.
Conteúdo
Posição de Lótus
Para aqueles de nós que estão acostumados a sentar em uma cadeira, pode parecer entranho (e talvez até um pouco intimidador) a ideia de se sentar no chão de uma forma cruzada. Contudo, este é um bom momento para experimentá-lo.
Inegavelmente, quando pensamos em posições de meditação essa é a primeira imagem que vem a nossa mente. Parte do poder e eficácia da Posição de Lótus vem da forma triangular que seu corpo assume. Muitas culturas orientais acreditam que uma forma triangular, bem como as das pirâmides do Egito, aproveita a energia vital. Os triângulos também simbolizam conhecimento, vontade e ação.
Transformando seu corpo em uma mini-pirâmide, você pode aproveitar essa energia mística e ficar muito ancorado ao mesmo tempo. Muitas pessoas nunca meditaram na vida mas têm flexibilidade, então, por que não tentar?
Atenção. Passar algum tempo nessa posição exige treino e flexibilidade, sempre respeite os limites do seu corpo!
Para realizar essa posição, siga os seguintes passos:
- Sente-se no chão.
- Estique as pernas em frente ao seu corpo, formando um ângulo de 90 graus com sua coluna.
- Suas costas estão retas, sua mente está calma e você está completamente focado e relaxado.
- Pegue o pé direito com as mãos e coloque-o lentamente sobre a coxa esquerda o mais próximo possível do quadril.
- Tente alinhar o calcanhar esquerdo com a articulação do quadril, mantendo o tornozelo esquerdo em linha reta.
- Pegue o pé esquerdo com as mãos e coloque-o lentamente na coxa direita o mais próximo possível do quadril.
- Tente alinhar o calcanhar direito com a articulação do quadril, mantendo o tornozelo direito reto.
- Esteja ciente da postura correta ao abrir o peito, alongar a coluna e puxar suavemente os ombros para trás. Sinta-se relaxar, com o queixo erguido.
- Lembre-se de pressionar a região lombar para manter a curva natural para dentro.
- Estenda os braços sobre as coxas e descanse as mãos e os punhos nos joelhos, com as palmas voltadas para cima.
- Coloque as mãos na posição de Jnana Mudra (palmas para cima e as pontas dos dedos indicador e polegar se conectam).
- Esta é a posição de lótus completa.
- Feche os olhos e mantenha essa postura por 5 a 10 respirações lentas e profundas.
A posição de lótus vai sofrer algumas variações. Veja a seguir outras posições de meditação.
Posição de meia Lótus
Esta é uma variação do acima. Suas pernas estão cruzadas com um pé apoiado na coxa oposta. O outro pé pode dobrar embaixo da perna de cima e descansar abaixo do joelho ou da coxa.
Posição quarto de Lótus
Nesta posição você simplesmente cruza as pernas. Sem colocar os pés em cima da coxa. Os pés ficarão embaixo da coxa. Pra muitas pessoas essa é a posição ideal.
Existem algumas variações em sentar de pernas cruzadas no chão, mas todas elas são melhor suportadas quando nos sentamos sobre uma almofada. Ela vai dar mais equilíbrio e deixar suas pernas mais confortáveis. Vá testando a posição da almofada até encontrar a posição ideal na qual você consiga ficar confortável pelo tempo em que você passa meditando.
A posição birmanesa
Se você não consegue se sentar com as pernas cruzadas, tudo bem. Basta sentar e aproximar os 2 pés do seu quadril até onde se sentir confortável, sem cruzar as pernas.
Posição Seiza
Em vez de sentar com as pernas cruzadas, você também pode se ajoelhar e apoiar o quadril sobre uma almofada ou banco baixo entre as pernas.
Sentado numa cadeira
A posição sentada no chão te parece desconfortável e você talvez não tenha a flexibilidade de se manter nessa posição sem que você comece a sentir dor ou cãimbras. Isso não é um problema! Você pode simplesmente se sentar numa cadeira ou sofá, ou onde quer que seja, desde que você consiga manter os pés firmes no chão. O importante é manter a coluna ereta, mas descansada e a coxa deve fazer um ângulo de 90 graus com a panturrilha. Assim guardar essa posição será muito mais confortável e você pode mantê-la sem problemas.
0 Comentários